Exército etíope 'mata dezenas de militantes' por causa do massacre de uma aldeia

'A Força de Defesa da Etiópia destruiu 42 forças anti-paz que atacaram civis ontem' na zona Metekel de Benishangul-Gumuz, disse o governo regional em um comunicado na quinta-feira.

Massacre militar etíopeO PM Abiy Ahmed disse que estava enviando mais tropas para proteger a região que faz fronteira com o Sudão. (Eduardo Soteras / AFP / Getty Images)

Os militares da Etiópia mataram na quinta-feira pelo menos 42 pessoas supostamente responsáveis ​​pelo massacre de mais de 100 civis no dia anterior, de acordo com autoridades locais.

As tropas federais também apreenderam armas de fogo durante uma operação militar na região oeste de Benishangul-Gumuz.

A Força de Defesa da Etiópia destruiu 42 forças anti-paz que atacaram civis ontem na zona Metekel de Benishangul-Gumuz, disse o governo regional em um comunicado na quinta-feira.

O primeiro-ministro Abiy Ahmed disse na quinta-feira que enviaria mais tropas para proteger a região que faz fronteira com o Sudão.

O massacre na região de Benishangul-Gumuz é muito trágico, Abiy escreveu no Twitter, reconhecendo que os esforços do governo para resolver o problema não deram resultados.

O governo enviou uma força conjunta à região para resolver o problema, disse Abiy.

Conflito étnico

O grupo de direitos humanos Anistia Internacional confirmou os assassinatos de quarta-feira, dizendo que o número de mortos provavelmente aumentará em Benishangul-Gumuz. Segundo o relatório, o ataque foi supostamente motivado por motivos étnicos.

A Etiópia tem lutado contra surtos de violência desde que Abiy chegou ao poder em 2018. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz acelerou as reformas democráticas no país africano, o que resultou no afrouxamento do Estado sobre as rivalidades regionais.

As disputas por terras e recursos em Benishangul-Gumuz geraram violência étnica na região problemática.

A Amnistia Internacional disse na quarta-feira que os últimos episódios de violência sublinham a necessidade urgente de o governo etíope agir para travar a violência contra as minorias étnicas.

Governo culpado pela violência

A Comissão de Direitos Humanos da Etiópia (EHRC), um órgão afiliado ao governo, mas independente, que primeiro relatou o massacre, disse que nenhuma segurança ou forças policiais foram vistas na área quando o ataque ocorreu.

O EHRC apelou repetidamente a uma colaboração mais forte entre os governos federal e regional e a um maior enfoque na natureza recorrente dos ataques, afirmou o órgão na quinta-feira.

Infelizmente, os ataques, desde então, só aumentaram em escopo e frequência.

Em novembro, um ataque de ônibus na zona de Metekel matou 34 pessoas. Doze civis foram mortos em um ataque separado na mesma área em outubro e 15 morreram em um ataque semelhante no final de setembro.