Os primeiros anos: desmistificando rótulos-discalculia

Usamos linguagem matemática básica o tempo todo, sem perceber. Quando contamos o placar durante o críquete e determinamos o quanto nosso time está à frente ou atrás - isso é matemática. Constantemente usamos palavras de comparação, como grande e pequeno.

DiscalculiaDiscalculia (fonte: Dreamstime)

Por Abha Ranjan Khanna

Ao pesquisar na web, descobri Dyscalculia.org e a seguinte definição:

Discalculia e definições de dificuldades de aprendizagem

DSM-V: Transtornos de aprendizagem específicos (SLDs) são definidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association. SLD é definido como um Transtorno de Aprendizagem Específico - com deficiência em Matemática (315,1), Leitura (315,0) ou Expressão Escrita (315,2). SLD é 'um distúrbio do neurodesenvolvimento de origem biológica manifestado em dificuldades de aprendizagem e problemas na aquisição de habilidades acadêmicas marcadamente abaixo do nível de idade e manifestado nos primeiros anos escolares, com duração de pelo menos seis meses, não atribuído a deficiência intelectual, distúrbios do desenvolvimento ou neurológico ou distúrbios motores '.

Isso certamente contradiz o paradigma atual de compreensão das deficiências! A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) declara que:

A deficiência resulta de uma interação entre uma sociedade não inclusiva e os indivíduos:

Pessoas que usam cadeira de rodas podem ter dificuldades para conseguir emprego, não por causa da cadeira de rodas, mas porque existem barreiras ambientais, como ônibus ou escadas inacessíveis, que impedem o acesso.

Pessoas com miopia extrema que não têm acesso a lentes corretivas podem não ser capazes de realizar tarefas diárias. Essa mesma pessoa com óculos graduados seria capaz de realizar todas as tarefas sem problemas.

Pessoas com deficiência não são vistas como objeto de caridade, tratamento médico e proteção social; antes, como sujeitos com direitos, que são capazes de reivindicar esses direitos e tomar decisões para suas vidas com base em seu consentimento livre e informado, além de serem membros ativos da sociedade.

Essa apropriação pelo vocabulário médico das dificuldades que as crianças enfrentam durante os anos escolares tem resultado em muita rotulagem e exclusão das crianças. É hora de examinar os métodos de ensino e mudar as práticas atuais de sala de aula para se alinhar às novas leis, como a Lei do Direito à Educação.

Visto que a aprendizagem é uma construção hipotética, é difícil dizer que uma criança não exibirá um comportamento até que tenha a oportunidade apropriada para fazê-lo.

Lembrando da minha infância, devo ter tido todas as Disgrafia, Dislexia e Discalculia! Meu pai estava no exército e eu mudei de escola durante 11 anos de escolaridade. Leia também:Dislexia desmistificadora

Com cada postagem, surgia um novo estado, uma nova cidade e uma nova escola com novos desafios. Papai se mudou de Shillong para Kanyakumari, depois Hyderabad para Delhi e Chennai para Udhampur! Nos primeiros 3-6 meses em cada nova escola, eu trouxe para casa testes com notas não superiores a 3/10!

Lembro-me também de uma onda de ansiedade enquanto meus pais lutavam para me ajudar a me aclimatar em novos ambientes de ensino-aprendizagem. Os professores reclamariam das minhas habilidades matemáticas inexistentes e caligrafia péssima! Agradeço, porém, que esses rótulos - disgrafia, dislexia e discalculia não tivessem entrado no vocabulário cotidiano dos professores naquela época.

Existem muitas maneiras novas de ensinar conceitos matemáticos e as mais simples podem começar nos primeiros anos. Na primeira infância, falar com crianças muito pequenas usando palavras como muitos, apenas um, vazio, cheio, primeiro, segundo, último, muito pesado, Ah, tão leve, tão grande, minúsculo e pequeno estabelece a base para o pensamento e conceitos matemáticos pré-escolares.

A pesquisa mostra que as crianças desenvolvem conceitos e habilidades matemáticas muito cedo na vida. Desde o momento em que nascem, os bebês começam a formar ideias sobre matemática por meio de experiências cotidianas e, o mais importante, por meio de interações com adultos de confiança. A linguagem - como falamos com bebês e crianças pequenas sobre idéias matemáticas - importa.

Usamos linguagem matemática básica o tempo todo, sem perceber. Por exemplo, quando separamos as roupas por cor, estamos usando os conceitos matemáticos de ordenação e classificação. Quando registramos a pontuação durante o críquete e determinamos o quanto nossa equipe está à frente ou atrás (número e operações), ou damos a alguém instruções para ir de um lugar para outro (relações espaciais), isso é matemática. Constantemente usamos palavras de comparação (medição), como grande e pequeno, e usamos padrões para explicar a ordem das rotinas e atividades diárias (escovamos os dentes após o café da manhã e antes de dormir à noite).

Podemos tornar a matemática que ocorre na vida diária visível para as crianças por meio de conversas matemáticas. Quanto mais falamos de matemática, maiores as chances de bebês e crianças pequenas desenvolverem uma atitude positiva em relação ao aprendizado da matemática e ao aprendizado em geral.

A conversa de matemática enriquece as experiências de aprendizagem do dia a dia para bebês e crianças pequenas. Você ficará surpreso com o quanto eles sabem e podem aprender. Sua palestra de matemática hoje pode ajudar seus filhos a ter sucesso em matemática à medida que envelhecem.

(O escritor é um terapeuta ocupacional.)