A polícia holandesa usa gás lacrimogêneo e canhões de água em meio a tumultos

Foi a segunda noite de agitação em vilas e cidades por toda a Holanda, que inicialmente surgiu de apelos para protestar contra o duro bloqueio do país, mas degenerou em vandalismo por multidões agitadas por mensagens circulando nas redes sociais.

Protestos de Haia, polícia holandesa, bloqueio da Holanda, motins de Haia, protestos holandeses COVID-19, protestos de Amsterdã, notícias do mundo, Indian ExpressUm bombeiro apaga um contêiner que foi incendiado durante protestos contra um toque de recolher em todo o país em Rotterdam, Holanda, segunda-feira, 25 de janeiro de 2021. (AP Photo / Peter Dejong)

Grupos de jovens enfrentaram a polícia em vilas e cidades holandesas na noite de segunda-feira, desafiando o toque de recolher do coronavírus do país e jogando fogos de artifício.

A polícia da cidade portuária de Rotterdam usou um canhão de água e gás lacrimogêneo na tentativa de dispersar uma multidão de manifestantes que também saquearam lojas.

A polícia e a mídia local relataram problemas na capital, Amsterdã, onde pelo menos oito pessoas foram presas, Haarlem, onde vândalos atearam um grande incêndio em uma rua, Haia e outras cidades antes e depois do toque de recolher das 21h às 4h30.

Foi a segunda noite de agitação em vilas e cidades em toda a Holanda, que inicialmente surgiu de apelos para protestar contra o difícil bloqueio do país, mas degenerou em vandalismo por multidões agitadas por mensagens circulando nas redes sociais.

Infelizmente, estamos vendo as mesmas coisas de ontem à noite, disse o chefe de polícia Willem Woelders ao programa holandês de atualidades Nieuwsuur.

Ele disse que cerca de 70 manifestantes foram presos e a polícia usou gás lacrimogêneo na cidade de Haarlem, bem como em Rotterdam.

Explicado|Explicação: Por que há protestos na Europa sobre as novas restrições da Covid-19?

A polícia de Rotterdam disse que os jovens saíram às ruas? Buscando um confronto com a polícia.? Oficiais de choque tentaram interromper a violência e fizeram várias prisões, antes de disparar gás lacrimogêneo. A polícia alertou as pessoas para ficarem longe da área. A emissora nacional NOS exibiu um vídeo da polícia usando um canhão de água e relatou que algumas lojas foram saqueadas.

A polícia da cidade de Den Bosch, no sul do país, disse que uma loja foi saqueada e a tropa de choque estava tentando restaurar a ordem. No final da noite de segunda-feira, a polícia de Rotterdam foi deixada varrendo cacos de vidro espalhados pela rua ao lado de um ponto de ônibus vandalizado.

A força tweetou que a calma está voltando lentamente, mas a atmosfera ainda é sombria. Na cidade de Geleen, no sul do país, a polícia tweetou que jovens do centro da cidade estavam jogando fogos de artifício. A polícia de choque acusou manifestantes em Haia.

A mídia holandesa relatou apelos nas redes sociais por mais protestos violentos, mesmo enquanto o país luta para conter novas infecções por coronavírus, hospitalizações e mortes.

A polícia na cidade de Goes e na província da Holanda do Norte disseram ter detido pessoas sob suspeita de usar as redes sociais para convocar tumultos. É inaceitável, disse o primeiro-ministro Mark Rutte na segunda-feira sobre tumultos no domingo.

Isso não tem nada a ver com protestar, isso é violência criminosa e é assim que vamos tratá-la.

O pior alvo no domingo foi a cidade de Eindhoven, no sul, onde a polícia entrou em confronto com centenas de manifestantes que incendiaram um carro, atiraram pedras e fogos de artifício contra policiais, quebraram janelas e saquearam um supermercado em sua estação ferroviária.

Minha cidade está chorando, e eu também, disse o prefeito de Eindhoven, John Jorritsma, a repórteres na noite de domingo em uma coletiva de imprensa improvisada e emocionada.

Ele chamou os manifestantes de escória da terra e acrescentou: Temo que, se continuarmos neste caminho, estaremos a caminho de uma guerra civil.

A polícia de Amsterdã prendeu 190 pessoas em meio a distúrbios em uma manifestação proibida no domingo. Os distúrbios coincidiram com o primeiro fim de semana de um novo toque de recolher nacional do coronavírus, mas os prefeitos enfatizaram que a violência não foi obra de cidadãos preocupados com suas liberdades civis.

Essas manifestações estão sendo sequestradas por pessoas que só querem uma coisa: revoltar-se, disse Hubert Bruls, prefeito da cidade de Nijmegen e líder de um grupo de organizações de segurança local, ao noticiário Op1.

Nijmegen foi uma das várias vilas e cidades que emitiram decretos de emergência dando à polícia poderes extras para manter as pessoas longe de certos locais em meio a relatos de possíveis tumultos ali.

Pelo menos uma loja em Nijmegen foi exibida na televisão holandesa sendo fechada com tábuas por precaução. Bruls, que presidiu uma reunião de oficiais de segurança na segunda-feira, disse que, apesar da violência, ele não defendia outras manifestações limitadas.

Você deveria estar muito relutante em limitar o direito de manifestação, disse ele, observando que os distúrbios de domingo aconteceram em protestos que já haviam sido proibidos pelas autoridades locais.

A polícia de Eindhoven disse na segunda-feira que deteve 62 suspeitos e lançou uma investigação em grande escala para identificar e prender mais. Uma mulher que não estava envolvida nos distúrbios em Eindhoven foi ferida por um cavalo da polícia.

Os residentes locais foram ao local dos distúrbios na segunda-feira de manhã para ajudar na operação de limpeza. No domingo, manifestantes atiraram pedras nas janelas de um hospital na cidade de Enschede, no leste do país.

Na noite de sábado, jovens da vila de pescadores de Urk incendiaram uma instalação de teste de coronavírus. A polícia da província de Limburg, no sul do país, disse que policiais militares foram enviados como reforço para duas cidades.

A Holanda registrou mais de 13.600 mortes por vírus confirmados na pandemia.