Dezenas de cidades isoladas por enchentes no estado australiano

Cerca de 18.000 pessoas foram evacuadas das enchentes em New South Wales na segunda-feira e os serviços de emergência temem que 54.000 pessoas possam ser deslocadas com a previsão de que a chuva continuará até quarta-feira.

Austrália, Nova Gales do Sul, inundações, inundações na Austrália, notícias sobre inundações na Austrália, notícias da Austrália, últimas notícias da Austrália, Austrália Primeiro Ministro Scott Morrison, notícias do mundo, Indian ExpressUm barco é carregado de volta em seu trailer em uma estrada inundada em Old Pitt Town, noroeste de Sydney, Austrália, domingo, 21 de março de 2021. O estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul, emitiu no domingo mais ordens de evacuação após a pior enchente em décadas. (AP Photo / Mark Baker)

Centenas de pessoas foram resgatadas das enchentes que isolaram dezenas de cidades no estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul, e forçaram milhares a evacuar suas casas enquanto a chuva recorde continua a inundar a costa leste do país.

O primeiro-ministro Scott Morrison disse ao Parlamento que 35 comunidades no norte de Nova Gales do Sul foram isoladas e os serviços de emergência realizaram mais de 700 resgates por inundação.

Agradecemos, neste momento, que nenhuma vida tenha sido perdida até agora, disse Morrison. Mas o enfraquecimento das fundações de edifícios, estradas e árvores, todos eles criam risco, assim como linhas de energia caídas e níveis de água em elevação.

Um ano atrás, vastas áreas de Nova Gales do Sul foram carbonizadas por incêndios florestais sem precedentes após anos de seca que atingiu a maior parte do estado.

Algumas das mesmas áreas agora estavam sendo inundadas por chuvas ocorridas em um a cada 50 anos e uma em 100 anos.

A premiê de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, disse que 38 partes do estado foram declaradas áreas de desastre natural.

Não sei em nenhum momento na história do nosso estado em que tivemos essas condições climáticas extremas em uma sucessão tão rápida no meio de uma pandemia, disse Berejiklian aos repórteres. Portanto, são tempos desafiadores para New South Wales.

Milhares de pessoas foram afetadas com 40 alertas de enchentes e 20 ordens de evacuação ao longo da costa norte do estado e no oeste de Sydney. Casas foram submersas e destruídas enquanto várias comunidades perderam a energia.