Donald Trump colocará as mãos na Bíblia de Lincoln em cerimônia de juramento

A Bíblia agora é considerada sacrossanta nas cerimônias de inauguração presidencial desta democracia mais antiga do mundo.

trunfo, trunfo donald, bíblia trunfo, juramento de trunfo em cerimônia, cerimônia bíblica trunfo, notícias trunfo, notícias mundiaisO presidente eleito Donald Trump (à esquerda) e sua esposa Melania Trump chegam para o Concerto de Boas-Vindas do Make America Great Again no Lincoln Memorial. (Fonte: AP Photo)

O presidente eleito Donald Trump seguiria a tradição de longa data de colocar a mão na histórica Bíblia de Lincoln no Capitólio dos Estados Unidos, de frente para o majestoso National Mall, para prestar juramento como 45º presidente. Na verdade, a Bíblia agora é considerada sacrossanta nas cerimônias de inauguração presidencial desta democracia mais antiga do mundo. Na história recente, apenas algumas vezes, em circunstâncias adversas, um presidente dos EUA não usou a Bíblia para fazer juramento.

Foi em 14 de setembro de 1901 quando o então vice-presidente Theodore Roosevelt jurou após o assassinato do presidente William McKinley que nenhuma Bíblia foi usada. O primeiro presidente dos EUA, George Washington, usou a Bíblia Sagrada da Loja Maçônica de São João nº 1 para seu juramento em 30 de abril de 1789. Ele abriu aleatoriamente devido à pressa em Gênesis 49:13. Não há registro do tipo de Bíblia ou outros livros usados ​​nos próximos oito juramentos presidenciais. Em 4 de março de 1825, John Quincy Adams fez o juramento de um livro de lei. Esta informação é conforme sua própria admissão.

Veja o que mais está virando notícia

Nenhum registro adicional está disponível para juramentos em 1829, 1833, 1837 e 1841. James K Polk usou uma Bíblia para seu juramento em 4 de março de 1845. A origem da Bíblia de Polk é desconhecida, embora, uma carta na frente do o volume indica que, após a posse, ele foi apresentado a Polk pelo marechal do distrito de Columbia. Não há indicação de que foi aberto durante o juramento e não possui passagens marcadas.

O próximo registro conhecido do uso da Bíblia é o de Abraham Lincoln em 4 de março de 1861. A Bíblia comprada foi por William Thomas Carroll, escrivão da Suprema Corte, aberta ao acaso. É quase idêntico à Bíblia de 1857 de James Buchanan. A origem da segunda Bíblia inaugural de Lincoln usada para seu juramento é em 4 de março de 1865 desconhecida, mas estava aberta em Mateus 7: 1; 18: 7; e Apocalipse 16: 7. Em 15 de abril de 1865, o vice-presidente Andrew Johsnson prestou juramento após o assassinato de Lincoln. Ele também fez juramento sobre uma Bíblia.

Relacionado | Fortaleza Washington se prepara para protestos anti-Trump, marcha dos nova-iorquinos

Depois disso, quase todos os presidentes fizeram juramento sobre uma Bíblia. Em 12 de abril de 1945, o vice-presidente Harry S. Truman prestou juramento após a morte do presidente Franklin D Roosevelt. Houve muita correria para encontrar esse livro para fazer o juramento, disse Truman mais tarde.

Ele foi fechado enquanto ele repetia o juramento, e ele beijou o livro ao terminar. Para sua próxima posse, em 20 de janeiro de 1949, Truman usou duas Bíblias: a primeira foi a mesma Bíblia que ele usou em 1945 quando fez o juramento após a morte de Franklin Roosevelt, aberta a Mateus 5 (Bem-aventuranças). O segundo foi um fac-símile de Gutenberg dado a ele pela Independence, Câmara de Comércio do Missouri, aberto em Êxodo 20 (os Dez Mandamentos). Dwight D Eisenhower também usou duas Bíblias para seu juramento em 20 de janeiro de 1953.

A primeira Bíblia foi usada por George Washington em 1789 (pertencente à Loja Maçônica de São João nº 1), aberta em II Crônicas 7:14; e sua própria Bíblia de West Point, aberta no Salmo 33:12. Também não há registro do tipo de bíblia ou livro usado pelo então vice-presidente Lyndon B Johnson no assassinato do presidente John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963.