Arquivos da CIA: EUA temem perigo representado por Subhas Chandra Bose e seu legado

O legado deixado por Bose na Índia independente foi uma fonte de preocupação constante para um governo americano preso na guerra fria com a URSS comunista.

subhas chandra bose, bose, S C Bose, aniversário de Subhas Chandra Bose, Netaji, CIA, Agência Central de Inteligência, arquivos da CIA, CIA revela novos arquivos, CIA revela documentos desclassificados, América, América e Índia, Indian ExpressNetaji Subhas Chandra Bose

A associação entre Subhas Chandra Bose e as potências do Eixo foi narrada de perto pela Agência Central de Inteligência (CIA), que manteve um olhar atento sobre as tendências políticas na Índia no século passado. Os registros revelam um acordo entre as potências do Eixo de que o Japão teria um papel de liderança na Índia e Subhas Chandra Bose seria seu representante.

Os nazistas estão bem cientes de que os indianos não têm patriotismo nacional, mas esperam, da mesma forma, que Chandra Bose seja capaz de constranger os britânicos, diz um relatório documentado pela CIA e divulgado recentemente como parte de uma parcela de cerca de 12 milhões de páginas de documentos desclassificados. O conjunto sobre a Índia destaca a ênfase dos Estados Unidos em estudar o clima político interno no subcontinente com o objetivo de determinar uma política externa favorável.

A influência da agência de inteligência alemã durante a Segunda Guerra Mundial e as atividades políticas subversivas na Índia, inclinando-se para as ideologias comunistas, foram de particular importância para o serviço de inteligência americano. Os registros revelam um exame aprofundado dos movimentos na Índia que podem representar um desafio para a política externa americana.

Outros relatórios falam sobre a aliança formada entre Bose e as autoridades japonesas em junho de 1943, na qual ele se referiu ao Japão como o melhor amigo da Índia. Os relatórios também detalham os sucessos obtidos pela Agência de Inteligência Alemã na Índia com a ajuda de Bose.

subhas chandra bose, bose, S C Bose, aniversário de Subhas Chandra Bose, Netaji, CIA, Agência Central de Inteligência, arquivos da CIA, CIA revela novos arquivos, CIA revela documentos desclassificados, América, América e Índia, Indian ExpressO conjunto sobre a Índia destaca a ênfase dos Estados Unidos em estudar o clima político interno no subcontinente com o objetivo de determinar uma política externa favorável. (Agência de Inteligência Central)

O legado deixado por Bose na Índia independente foi uma fonte de preocupação constante para um governo americano preso na guerra fria com a URSS comunista e tomando todas as medidas para garantir que os países do sul da Ásia não fossem vítimas das ideologias desta última. Um relatório de 24 páginas intitulado Pesquisa de histórico psicológico da Índia oferece uma revisão detalhada do cenário político na Índia independente e lista os prováveis ​​fatores que poderiam favorecer o comunismo. Uma análise das forças atualmente trabalhando dentro e de fora para influenciar a determinar os desenvolvimentos internos e relações externas da Índia será apresentada abaixo para estimar o grau em que a Índia é capaz de resistir à subversão comunista, diz o relatório.

Descrevendo os elementos subversivos presentes na sociedade indiana pós-independência, o relatório da CIA afirma que vários deles são resíduos de movimentos realizados durante o domínio britânico em nome do nacionalismo. O mais importante entre eles foi o movimento político organizado por Bose e seus seguidores que realizaram manifestações estudantis, greves ilegais e boicotes.

O Partido Comunista da Índia (CPI), no entanto, representou o maior medo para a América. O relatório a considera a organização subversiva mais forte e mais perigosa do país hoje e um sério problema que o governo recém-formado enfrenta. Falando sobre o CPI, o relatório diz o seguinte:

O Partido tentou provocar uma revolução interna na Índia desde a independência, primeiro tentando fomentar uma greve geral dos trabalhadores industriais como um passo preparatório para a insurreição em todo o país e, quando esta abordagem falhou, tentando incitar o campesinato à revolta no áreas mais remotas de Assam, onde o controle do governo não estava bem estabelecido e as lealdades a um governo central ou provincial eram insignificantes ou inexistentes.

O documento passa a dar detalhes dos arranjos constitucionais feitos pelo governo indiano recém-formado para lidar com esses elementos subversivos que tendem ao comunismo. O relatório ainda culpou o governo do Congresso pela complacência e incapacidade de lidar de forma eficiente com as forças em ação dentro do país que tinham o potencial de causar um levante comunista.