A enorme barragem das Três Gargantas da China, construída no rio Yangtze, para enfrentar a maior enchente de todos os tempos

O projeto das Três Gargantas é um sistema multifuncional de controle de água, que consiste em uma barragem de 2.309 metros de comprimento e 185 metros de altura, uma eclusa de navio de cinco níveis no norte e sul e 34 turbo-geradores com uma combinação capacidade de geração de 22,5 milhões de quilowatts.

O reservatório está pronto para enfrentar o desafio coordenando-se com barragens em seu rio superior para reter a água da enchente na quinta-feira, disse a Three Gorges Corp em um comunicado na quarta-feira.

A barragem das Três Gargantas da China, a maior usina hidrelétrica do mundo, construída no poderoso rio Yangtze, deve receber seu maior pico de enchente desde que entrou em operação em 2003, testando sua força.

Em cada estação de inundação, a força da barragem entra em foco, garantindo que os funcionários da barragem assegurem ao público sobre sua eficácia e força.

As últimas previsões hidrometeorológicas estimam que o pico de inundação de entrada do projeto das Três Gargantas chegará a 73.000 metros cúbicos por segundo às 8 da manhã de quinta-feira, o maior volume desde que foi construído em 2003, informou o jornal estatal Global Times.

Para enfrentar o pico da enchente, as barragens a montante do rio Yangtze - incluindo as barragens de Wudongde, Xiluodu e Xiangjiaba, também administradas pela Three Gorges Corp - trabalharão juntas em uma implantação e operação elaboradas para reter a enchente, disse a Three Gorges Corp em um comunicado.

As barragens exercerão suficientemente a função de defesa contra enchentes de um reservatório em cascata dentro da bacia e deverão aliviar a pressão de defesa contra enchentes para a província de Sichuan e o município de Chongqing no sudoeste da China, bem como para o projeto das Três Gargantas, disse.

Estima-se que o pico de fluxo de água será reduzido de 70.000 para 68.000 metros cúbicos por segundo, informou a Agência de Notícias Xinhua na quarta-feira.

O Ministério de Recursos Hídricos da China (MWR) na quarta-feira elevou a resposta de emergência para controle de enchentes para o nível II, o segundo mais alto no sistema de resposta, conforme chuvas fortes atingiam trechos ao longo do rio Yangtze.

O Yangtze, com 6.300 km de extensão, é o maior rio da Ásia e o terceiro mais longo do mundo.

O curso superior do rio Yangtze foi atingido pelas maiores enchentes desde 1981, de acordo com o ministério.

A China tem um sistema de resposta de emergência de controle de inundação de quatro níveis, com o nível I representando o mais grave. Policiais afegãos inspecionam um veículo do qual os insurgentes dispararam foguetes, em Cabul, Afeganistão