A China está testemunhando seu pior surto desde Wuhan: como aconteceu

Um oficial de saúde de Nanjing disse que os casos estavam todos ligados a faxineiros que trabalhavam em um vôo da Rússia que chegou à cidade em 10 de julho.

China, Wuhan, China covid surto, Covid-19 China, China covid news, Covid-19 na China, China coronavirus últimas notícias, coronavirus últimas notícias china, CCP, Nanjing airport outbreak, Beijing, Indian Express NewsTrabalhadores médicos inoculam estudantes com a vacina contra a doença coronavírus (COVID-19) em uma universidade em Qingdao, província de Shandong, China. (Reuters)

China é testemunhando uma nova onda de casos de coronavírus , alimentado pela variante Delta altamente transmissível, que se espalhou além da capital, Pequim, para cinco outras províncias do país. De forma alarmante, a mídia estatal indicou que o aumento recente é o pior que o país já testemunhou desde o surto doméstico em Wuhan em dezembro de 2019.

Quase 200 casos foram detectados, todos ligados a um pequeno surto no aeroporto de Nanjing em 20 de julho. Logo depois, todos os voos do aeroporto foram suspensos até 11 de agosto, informou a mídia local. A cidade, que está no centro do novo surto, está agora no meio de testes em massa e restrições renovadas.

Um bloqueio parcial foi imposto, postos de controle foram montados para regular a entrada e saída de residentes e alguns transportes públicos foram suspensos. As autoridades agora enfrentam críticas generalizadas por não estarem adequadamente preparadas para o surto.

Onde tudo começou

Um oficial de saúde de Nanjing disse que os casos estavam todos ligados a limpadores que trabalhavam em um vôo da Rússia que chegou à cidade em 10 de julho, informou a BBC. Os faxineiros supostamente não seguiram o protocolo de higiene da Covid, disse um relatório do Xinhua News.

Pessoas usando máscaras para evitar a disseminação do COVID-19 em um shopping center em Pequim. (AP)

Um órgão disciplinar sênior do Partido Comunista Chinês suspendeu a administração do aeroporto, declarando que havia problemas como falta de supervisão e administração pouco profissional.

Uma série de medidas de prevenção de infecção não foram implementadas em detalhes, disse a empresa em um comunicado em seu site. Os primeiros casos confirmados desta rodada de epidemia foram encontrados principalmente entre equipes de solo e equipes de limpeza de aeronaves, que foram terceirizadas para a Nanjing Lukou Airport Cleaning Co.

O aeroporto não separou o pessoal de limpeza responsável pela limpeza de voos domésticos daqueles que limpam voos internacionais, e a supervisão de rotina estava faltando.

Desde então, a cepa Delta Covid se espalhou por várias cidades e províncias da China, incluindo Anhui, Guangdong, Hunan e Sichuan.

Perguntas levantadas sobre vacinas chinesas

O recente aumento mais uma vez levantou questões sobre a eficácia das vacinas chinesas contra a variante Delta. No entanto, ainda não está claro quantos dos infectados no aumento recente foram vacinados. Recentemente, vários países do Sudeste Asiático anunciaram que não usarão mais o jab chinês.

Um segundo cluster possível

Há também uma preocupação crescente com um potencial segundo cluster, conectado a um show popular ao vivo no parque nacional de Zhangjiajie, na província de Hunan, informou a CNN. Acredita-se que três pessoas com teste positivo para Covid na cidade de Dalian tenham visitado o aeroporto de Nanjing antes de viajar para o parque nacional para o programa ao vivo.

O programa foi assistido ao vivo por mais de 3.000 espectadores, todos sentados próximos uns dos outros. Vários dos casos relatados em Pequim recentemente foram relacionados ao programa, que encerrou a sequência de 17 dias da capital sem nenhuma infecção relatada.

Na quarta-feira, líderes provinciais do partido se reuniram em Jiangsu para discutir o recente aumento de casos. Em um comunicado publicado em seu site, o Comitê Provincial do Partido Comunista da China reconheceu que o surto atual foi grave.