A China é cada vez mais um concorrente quase igual, apresentando vários desafios: Principal oficial de inteligência dos EUA

'A China é cada vez mais um concorrente próximo, desafiando os Estados Unidos em várias áreas enquanto pressiona para revisar as normas globais de forma a favorecer o sistema autoritário chinês', disse Avril Haines.

A diretora da Inteligência Nacional, Avril Haines, na quarta-feira informou aos membros do Comitê de Inteligência do Senado sobre a avaliação da ameaça mundial dos EUA. (Twitter: @KenRoth)

A China está se tornando cada vez mais um concorrente quase igual dos EUA, apresentando desafios em vários domínios, enquanto pressiona para revisar as normas globais de forma a favorecer o sistema autoritário chinês, disse um importante oficial de inteligência americano aos legisladores.

A China é cada vez mais um concorrente quase igual, desafiando os Estados Unidos em várias áreas enquanto pressiona para revisar as normas globais de forma a favorecer o sistema autoritário chinês, disse Haines.

A China, disse ela, está empregando uma abordagem abrangente para demonstrar sua força crescente e obrigar os vizinhos regionais a concordar com as preferências de Pequim, incluindo suas reivindicações sobre territórios disputados e afirmações de soberania sobre Taiwan.

Leitura|Índia e o grande triângulo de potências da Rússia, China e EUA

Ele também tem recursos cibernéticos substanciais que, se implantados no mínimo, podem causar interrupções temporárias localizadas na infraestrutura crítica dentro dos Estados Unidos, disse Haines.

Rússia, Irã e Coréia do Norte são os outros três países que representam ameaças aos Estados Unidos, disse ela.

Ao mesmo tempo, os conflitos regionais continuam a alimentar crises humanitárias, minar a estabilidade e ameaçar as pessoas e os interesses dos Estados Unidos.

Os combates no Afeganistão, Iraque e Síria têm implicações diretas para as forças dos EUA, enquanto as tensões entre a Índia e o Paquistão com armas nucleares continuam sendo uma preocupação para o mundo. A iteração da violência entre Israel e o Irã, a atividade de potências estrangeiras na Líbia e os conflitos em outras áreas, incluindo a África e o Oriente Médio, têm o potencial de aumentar ou se espalhar, disse Haines.

A Ásia tem convulsões periódicas, como a tomada do poder pelos militares birmaneses em fevereiro. A América Latina disputou eleições. Os protestos populares violentos provavelmente continuarão a produzir volatilidade. E a África continuará a ver a marginalização contínua de algumas comunidades, conflitos étnicos e eleições contenciosas, disse ela.

O senador Mark Warner, presidente do Comitê do Senado, descreveu a ascensão da China como um grande desafio para os Estados Unidos.

ENTRAR :Canal do Telegram Explicado Expresso

Enquanto lutamos com os desafios colocados por uma China em ascensão, nosso problema é com o Partido Comunista Chinês, não com o povo chinês ou a diáspora chinesa globalmente. E certamente não com os asiático-americanos aqui nos Estados Unidos, disse ele.

À medida que a China cresce em poder e estatura, o PCCh tenta minar os Estados Unidos como a maior potência tecnológica do mundo, disse ele.

Vemos isso na dependência de investimentos estratégicos e espionagem tradicional para adquirir propriedade intelectual, seu uso e exportação de tecnologia de vigilância para regimes autoritários e sua modernização de capacidades militares tradicionais e assimétricas, incluindo nos domínios espacial e cibernético, disse Warner.

Quando olhamos para o desenvolvimento, por exemplo, da tecnologia 5G, vimos o CCP agir agressivamente para influenciar os órgãos de definição de padrões internacionais e investir em um campeão nacional, a Huawei, que ameaça dominar o mercado mundial de telecomunicações, disse Warner.

Temo que o PCCh desenvolva uma estratégia semelhante para dominar o desenvolvimento de outras tecnologias emergentes, incluindo IA, computação quântica e tecnologia BAU. De muitas maneiras, o CI é a única parte de nosso empreendimento geral que enxerga todos os domínios neste campo, e acho que devemos ter olhos claros ao avaliar as ameaças representadas pelo PCCh, acrescentou ele.

O senador Marco Rubio disse que os Estados Unidos cometeram um erro ao não se concentrar tanto nas capacidades da China quanto em seus esforços crescentes e intensificados para se envolver e se engajar no ambiente político dos Estados Unidos.

Objetivos diferentes, talvez, táticas diferentes em alguns aspectos. Mas, certamente, eles têm todas as capacidades que os russos têm, e muito mais, em muitos casos. E eles certamente estão interessados ​​em moldar o discurso público e criar pressão política entre a criação de pressão sobre figuras políticas de quem eles não gostam aqui nos Estados Unidos, disse ele.

O diretor do FBI, Christopher Wray, disse aos senadores que a agência de investigação agora tem mais de 2.000 investigações vinculadas ao governo chinês.

E apenas no lado da investigação de espionagem econômica, é um aumento de cerca de 1.300% nos últimos anos. Estamos abrindo uma nova investigação na China a cada 10 horas. E posso garantir ao comitê, que não é porque nosso pessoal não tem nada a ver com seu tempo, disse ele.