A China adverte o G7: 'Pequenos' grupos não governam o mundo

O G7 está planejando oferecer às nações em desenvolvimento um esquema de infraestrutura que pode rivalizar com a iniciativa multibilionária de Xi, Belt and Road.

Xi JinpingIronicamente, em seu centésimo ano, o Partido Comunista da China (PCC), como é oficialmente chamado, confia em Xi Jinping assim como dependia de seu líder fundador e ideólogo de princípios, 'Presidente' Mao Zedong. (Foto do arquivo)

O Domingo da China alertou claramente os líderes do Grupo dos Sete que os dias em que pequenos grupos de países decidiam o destino do mundo já se foram, atingindo as democracias mais ricas do mundo, que buscaram uma posição unificada sobre Pequim.

Já se foi o tempo em que as decisões globais eram ditadas por um pequeno grupo de países, disse um porta-voz da embaixada chinesa em Londres. Sempre acreditamos que os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, pobres ou ricos, são iguais e que os assuntos mundiais devem ser tratados por meio de consultas por todos os países.

O ressurgimento da China como potência global líder é considerado um dos eventos geopolíticos mais significativos dos últimos tempos, ao lado da queda da União Soviética em 1991, que encerrou a Guerra Fria.