Ser filho único pode afetar a criatividade e as habilidades sociais?

Segundo o National Family Health Survey-4 (NFHS-4), 2018, do Ministério da Saúde da União, apenas 24 por cento das mulheres casadas entre 15 e 49 anos e 27 por cento dos homens na Índia desejam um segundo filho. Isso significa que apenas as crianças são muito mais comuns hoje em dia, em comparação com os tempos antigos.

comportamento de filho único parentalMuitos casais hoje estão optando por ter um único filho. (Fonte: Getty Images)

O filho solteiro sempre foi estereotipado em termos de comportamento e capacidades. G. Stanley Hall, um psicólogo americano pioneiro que se concentrava no desenvolvimento infantil, disse uma vez (in) a famosa frase que uma criança solitária era uma doença em si mesma. Outras teorias ao longo dos anos também contribuíram para a forma como um filho único é percebido como hipersensível, solitário e, às vezes, um desajustado na sociedade.

Muitos casais hoje estão optando por ter um único filho. Em outras ocasiões, fatores como atraso na paternidade ou problemas de fertilidade, entre outros problemas, também podem resultar em um filho único.

Um estudo recente mostrou como apenas as crianças são mais criativas. O ambiente em que uma criança cresce pode impactar suas células cerebrais, sugere o estudo. Conduzido por pesquisadores da Southwest University na China em 2016, o estudo investigou as diferenças de cognição e personalidade entre filhos únicos e não únicos. Embora não tenha havido diferença na inteligência, apenas as crianças exibiram pontuações mais altas de flexibilidade, o que mede o quão bem uma pessoa consegue pensar fora da caixa.

criação de filhos únicos paisUm estudo recente mostrou como apenas as crianças são mais criativas. (Fonte: Getty Images)

A maior criatividade de um filho único pode, talvez, ser atribuída à forma como os pais são capazes de concentrar mais tempo e energia nele, como também sugerido pela psicóloga clínica Linda Blair, autora de Birth Order. Leia também:Como criar uma criança confiante e feliz!

No entanto, os filhos únicos obtiveram escores agradáveis ​​mais baixos, uma medida de sociabilidade, empatia e conexão, em comparação com os filhos não únicos, conforme o estudo.

Em uma entrevista para a Psychology Today, Susan Newman, socióloga e autora de Parenting an Only Child, apontou: Fizemos uma lavagem cerebral para acreditar que irmãos são social ou intelectualmente vantajosos, ou ambos. Necessário. Como um meio de garantir o desenvolvimento positivo e a felicidade, eles não são obrigatórios. Grandes estudos nos Estados Unidos e na China concluíram que apenas crianças têm tantos amigos quanto seus pares com irmãos.

Só as crianças são convencionalmente consideradas egoístas e mimadas. Newman esclarece em um de seus artigos Estereótipos do Filho Único: Fato versus Ficção, Cada criança em um momento ou outro acredita que o mundo gira em torno dele ... Na ausência de irmãos, os pais cultivam as ferramentas de compartilhar e sentir pelos outros ... Todos os pais podem esperar seus filhos e adolescentes agem de forma egoísta às vezes.

Pesquisa Nacional de Saúde da Família-4 do Ministério da Saúde da União (NFHS-4), 2018, apenas 24 por cento das mulheres casadas entre 15 e 49 anos e 27 por cento dos homens na Índia desejam um segundo filho. Isso significa que apenas as crianças são muito mais comuns hoje em dia, em comparação com os tempos antigos. No passado, apenas as crianças constituíam uma vasta minoria, por isso muitas vezes se sentiam intimidadas e excluídas. Mas hoje em dia, essa é uma escolha positiva para muitos pais para que a criança não se sinta tão incomum e também não se sinta superprotegida, apenas se sinta valorizada, Blair foi citada pelo The Guardian em um artigo.