Secretário de Relações Exteriores britânico reabre embaixada em Teerã após 4 anos

A Grã-Bretanha não teve presença diplomática em Teerã desde que os linha-dura protestando contra a imposição de sanções internacionais o atacaram em novembro de 2011.

irã, reino unido, grã-bretanha, embaixada do reino unido, embaixada do reino unido irã, reabertura da embaixada britânica, embaixada britânica, reabertura da embaixada britânica, embaixada do reino unido iraniano, reabertura da embaixada do reino unido no irã, reabertura da embaixada do irã, notícias do irã, notícias do reino unido, notícias da Grã-Bretanha, notícias do mundo, expresso indianoEscoltado pela polícia iraniana, um comboio que transportava o secretário de Relações Exteriores britânico Philip Hammond entra na Embaixada Britânica em Teerã, Irã, domingo, 23 de agosto de 2015. (Foto AP)

O secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, reabriu a embaixada britânica em Teerã no domingo, quase quatro anos depois que ela foi fechada após um ataque de linha-dura.

Hammond chegou a Teerã no domingo para participar da cerimônia de reabertura e manter conversas com autoridades iranianas. A viagem marcou a primeira vez que um secretário de relações exteriores britânico visitou Teerã desde 2003.

A Grã-Bretanha não tem presença diplomática em Teerã desde que os linha-dura protestam contra a imposição de sanções internacionais em novembro de 2011, mas a eleição do presidente Hassan Rouhani e o recente acordo nuclear entre o Irã e as potências mundiais provocaram um degelo diplomático significativo.

[postagem relacionada]

A embaixada iraniana em Londres foi reaberta simultaneamente em Londres, disse a agência de notícias semioficial ISNA.

Quatro anos depois de um ataque à Embaixada Britânica, estou hoje reabrindo-o, disse Hammond em um comunicado preparado. Nosso relacionamento melhorou desde 2011. A eleição do presidente Rouhani e o acordo nuclear do mês passado foram marcos importantes. Acredito que temos potencial para ir muito mais longe.

Terrorismo, estabilidade regional e a disseminação do grupo do Estado Islâmico na Síria e no Iraque estão entre os desafios que a Grã-Bretanha e o Irã devem estar preparados para trabalhar juntos, disse Hammond.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, saudou a reabertura da Embaixada Britânica, dizendo que ela mostrava a importância regional e global do Irã.

O mundo percebeu o papel construtivo do Irã na região e no globo, disse Zarif, segundo a TV estatal, no domingo. Claro, temos diferenças com alguns países europeus, mas isso pode ser negociado por meio da interação, com os olhos abertos e uma abordagem realista.

Hammond e o novo encarregado de negócios britânico, Ajay Sharma, estavam participando da cerimônia de reabertura da embaixada junto com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Irã, disse o Ministério das Relações Exteriores.

Hammond também foi acompanhado por uma pequena delegação comercial britânica para discutir possíveis oportunidades futuras de comércio após o acordo nuclear do mês passado, acrescentou o ministério.

A embaixada britânica inicialmente teria uma pequena equipe com serviços consulares limitados, mas as autoridades esperam elevar sua liderança ao status de embaixador completo nos próximos meses.

A linha-dura iraniana se opõe à melhoria das relações com Londres. Muitos deles chamaram a embaixada britânica de epicentro da sedição quando a atacaram em 2011. Eles acusaram o país e sua mídia, incluindo a BBC, de fomentar a agitação e encorajar manifestantes no Irã após as disputadas eleições presidenciais de 2009.