Ossos encontrados na ilha do Pacífico de Amelia Earhart, diz novo relatório

Earhart é conhecida por ser a primeira mulher aviadora a voar sozinha pelo Oceano Atlântico. Em 1937, ela tentou um voo de circunavegação do globo e durante a viagem, ela e seu navegador desapareceram na ilha central do Pacífico.

Amelia Earhart, ossos de Amelial Earhart, relatório de Amelia Earhart, descoberta de ossos de Amelia Earhart, notícias de Amelia Earhart, Indian ExpressEm 1937, Earhart tentou um voo de circunavegação do globo e durante a viagem, ela e seu navegador desapareceram na ilha central do Pacífico. (Wikimedia Commons)

O mistério sobre o desaparecimento da pioneira da aviação americana, Amelia Earhart, poderia finalmente ser resolvido. Um relatório publicado na revista científica, ‘Forensic Anthropology’, afirma que alguns ossos descobertos em uma ilha do Pacífico de Nikumaroro em 1940 provavelmente pertencem a Earhart. Esta análise revela que Earhart é mais semelhante aos ossos de Nikumaroro do que 99% dos indivíduos em uma grande amostra de referência. Isso apóia fortemente a conclusão de que esses ossos são de Amelia Earhart, escreve o antropólogo Richard L. Jantz no relatório intitulado ‘Amelia Earhart and the Nikumaroro Bones: A 1941 Analysis versus Modern Quantitative Techniques.’

Earhart é conhecida por ser a primeira mulher aviadora a voar sozinha pelo Oceano Atlântico. Reconhecendo sua conquista, as Forças Armadas dos Estados Unidos concederam a ela a Distinguished Flying Cross. Em 1937, Earhart tentou um voo de circunavegação do globo e durante a viagem, ela e seu navegador desapareceram na ilha central do Pacífico. Seu paradeiro desde então tem sido um mistério.

Amelia Earhart, ossos de Amelial Earhart, relatório de Amelia Earhart, descoberta de ossos de Amelia Earhart, notícias de Amelia Earhart, Indian ExpressEarhart é conhecida por ser a primeira mulher aviadora a voar sozinha pelo Oceano Atlântico. (Wikimedia Commons)

Em 1940, um grupo britânico explorando a ilha para habitação descobriu algumas posses que teriam pertencido a Earhart e seu navegador. O mesmo grupo também encontrou um crânio humano e outros restos de ossos no local. Embora houvesse suspeita no momento dessas descobertas de que eles poderiam ser os restos mortais de Earhart, eles foram enviados para fora de Fiji para serem examinados pelo Dr. D W Hoodless. Sem capuz ao estudar os restos anatômicos concluiu que eles pertenciam a um homem.

O recente relatório publicado pela Jantz, no entanto, refuta a afirmação feita por Hoodless. Quando Hoodless conduziu sua análise, a osteologia forense ainda não era uma disciplina bem desenvolvida, diz o relatório. Usando o Fordisc, um programa de computador moderno, amplamente usado por antropólogos forenses nos dias de hoje, Jantz e sua equipe chegaram à conclusão de que os ossos encontrados em 1940 têm 99% de probabilidade de Earhart.