Bahamas diz que 2.500 desaparecidos depois de Dorian; PM avisa o número de mortos para aumentar 'significativamente'

Dorian atingiu as Bahamas em 1º de setembro como uma tempestade de categoria 5 na escala de intensidade de cinco passos Saffir-Simpson, um dos mais fortes furacões do Atlântico já registrados a atingir a terra e embalar ventos sustentados de 185 milhas por hora (298 km / h).

Furacão das Bahamas, Furacão Dorian, Furacão Dorian nas Bahamas, Bahamas PM, Furacão Dorian número de mortos, notícias do mundoPessoal da Força Policial Real das Bahamas e uma equipe de busca e resgate urbano dos EUA removem um corpo recuperado em um bairro destruído na esteira do furacão Dorian em Marsh Harbour, Great Abaco, Bahamas. (Reuters)

Cerca de 2.500 pessoas ainda estão desaparecidas nas Bahamas mais de uma semana depois que o furacão Dorian atingiu a cadeia de ilhas do Caribe, embora esse número possa incluir evacuados que fugiram para abrigos, disseram as autoridades na quarta-feira.

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse à nação em um discurso transmitido pela televisão que o número de mortos de Dorian continua em 50, mas admitiu que o grande número de pessoas desaparecidas significa que esse número aumentaria.

Espera-se que o número de mortes aumente significativamente, disse Minnis, acrescentando que o governo está sendo transparente e fornecerá informações oportunas sobre a perda de vidas, assim que estiverem disponíveis.

Funcionários do gerenciamento de emergências disseram em outra entrevista coletiva que a lista de desaparecidos ainda não havia sido verificada pelos registros de evacuados ou pelas milhares de pessoas que estão em abrigos.

Meus amigos estão desaparecidos, alguns dos meus primos estão desaparecidos lá, cinco no total, eles viviam em Marsh Harbor, disse Clara Bain, uma guia turística de 38 anos, referindo-se à cidade de Abaco onde as autoridades estimam que 90% dos casas e edifícios foram danificados ou destruídos.

Todos nas ilhas estão sentindo falta de alguém, é realmente devastador, disse ela.

Nossas condolências vão para as famílias de cada pessoa que morreu, disse Minnis. Vamos orar por eles durante este tempo de luto. Oferecemos-lhe nossos ombros para chorar. Você nunca será esquecido.

Mais de 5.000 pessoas evacuaram para New Providence, a ilha onde está localizada a capital, Nassau, em face do pior furacão da história do país. Mas, desde então, houve uma redução significativa no número que agora pede para ser realocado, de acordo com funcionários de gerenciamento de emergência.

Cerca de 15.000 pessoas ainda precisam de abrigo ou alimentos, de acordo com a Agência Caribenha de Gerenciamento de Emergências de Desastres.

As autoridades já montaram grandes tendas em Nassau para abrigar os desabrigados pela tempestade e planejam construir cidades de tendas em Abaco, capazes de abrigar até 4.000 pessoas.

Minnis agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao povo americano por mobilizarem apoio e instou os bahamenses a contribuir com esforços de socorro por meio do voluntariado ou doação de dinheiro para instituições de caridade legítimas.

A Casa Branca disse na quarta-feira que os Estados Unidos não dariam status de proteção temporária de imigração para pessoas que fugissem das Bahamas após o furacão.

O status teria permitido aos bahamenses viver e trabalhar nos Estados Unidos enquanto seu país se recuperava.

Meteorologistas privados estimam que Dorian destruiu ou danificou cerca de US $ 3 bilhões em bens segurados nas Bahamas ou em outras partes do Caribe.

Os voos comerciais para Abaco, uma das áreas mais atingidas, foram retomados de forma limitada na quarta-feira.