A arte da sessão de fotos de Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, à direita, e o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, fazem uma refeição e bebem em uma floresta de taiga na região siberiana da Rússia, domingo, 21 de março de 2021. (Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Há sessões de fotos, há sessões de fotos presidenciais - e depois há sessões de fotos presidenciais de Vladimir Putin. Raramente o líder de uma potência global abraçou a publicidade encenada ainda com um fervor tão criativo, embora clichê, não apenas alimentando o desejo global por uma caricatura de si mesmo, mas de fato criando-a.

Cue, por exemplo, sua última investida de propaganda, divulgada pelo Kremlin, conforme as relações bilaterais com os Estados Unidos se tornam geladas, e com a descrição do líder da oposição russa Alexei Navalny de Putin como Vladimir, o Envenenador de Cuecas ainda reverberando no ar.

Em uma série de fotos de Putin em uma excursão de fim de semana à taiga siberiana com neve, o presidente de 68 anos é mostrado em seu ambiente ao ar livre favorito, exibindo sua conexão com a natureza, resistência viril e apreço pelo país. Na vastidão da paisagem largamente vazia, ele avulta. Pelo menos essa era provavelmente a ideia.

Nesta foto disponibilizada no domingo, 21 de março de 2021, o presidente russo, Vladimir Putin, caminha em uma floresta de taiga na região siberiana da Rússia. Putin e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, vão passar este fim de semana na Sibéria, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. (Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Ele é, para ser mais específico, apanhado - como que por acaso! - parecendo sério e de aço ao volante de um veículo todo-o-terreno coberto de camuflagem, tão gigante que parecia que nada poderia detê-lo; posar até os joelhos em um monte de neve enquanto usava uma jaqueta de pele de carneiro felpuda, porém aconchegante, calças combinando e gola olímpica de marfim e olhando penetrantemente para o futuro; navegando calmamente por uma ponte frágil sobre um rio congelado com seu ministro da Defesa, Sergei Shoygu, logo atrás; e depois desfrutando de um estimulante piquenique ao ar livre de linguiças e crudités com Shoygu (que está usando uma roupa combinando) em uma mesa coberta por um pano branco, cobertores de pele jogados sobre os bancos e canecas de metal levantadas em harmonia.

Frio? Que frio?

Nesta foto disponibilizada no domingo, 21 de março de 2021, o presidente russo Vladimir Putin posa para uma foto na frente de um veículo todo-o-terreno rastreado enquanto o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, está sentado em uma floresta taiga na região siberiana da Rússia. (Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

A maioria dos líderes políticos prefere fotos sancionadas de si mesmos parecendo sérios e trabalhando duro no escritório. O presidente Barack Obama, por exemplo, costumava posar atrás de sua mesa e com as mangas arregaçadas. O presidente Emmanuel Macron, da França, lançou um vídeo sobre o seu retrato oficial, retratando-se cuidadosamente organizando vários acessórios simbólicos em sua mesa.

Mas Putin sempre optou por uma abordagem diferente. Aquele que enfatiza o físico em vez do empurra-empurra de papel, e fala sobre velhos estereótipos de virilidade, força e machismo. Sem falar na boa saúde. O tipo que permite que você permaneça no cargo por muito tempo.

Tornou-se uma espécie de forma de arte absurda em si mesma.

Nesta foto disponibilizada no domingo, 21 de março de 2021, o presidente russo Vladimir Putin posa para uma foto em um veículo todo-o-terreno rastreado enquanto o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, está sentado em uma floresta de taiga na região russa da Sibéria. (Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Ele foi fotografado, por exemplo, com uma roupa semelhante de pele de carneiro em 2010 - embora sem o chapéu de pele e luvas combinando - cavalgando pela neve da Sibéria e em uma viagem ao Ártico Russo, abraçando um urso polar. Ele já andou de moto em couro preto (uma foto que fez tanto sucesso, uma empresa britânica, Matchless London, batizou uma jaqueta em sua homenagem), jogou hóquei no gelo (fazendo muitos gols) e malhou com o judô russo.

Esse enquadramento de homem de ação atingiu o apogeu em 2017, quando Putin foi fotografado quase todo com o peito nu enquanto caçava, pescava com arpão e outras atividades masculinas ao ar livre na Sibéria. Depois, ele foi pego se aquecendo sem camisa ao sol, os olhos escondidos por sombras pretas.

Como você não votou em um torso assim? um jornal de Moscou perguntou na época. Provavelmente parecia apenas uma pergunta retórica.

(Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Em 2019, Putin girou sua criação de imagens para fotos que referiam seu vínculo com a terra, em vez de seu domínio da mesma, posando sentado pacificamente em um campo segurando um buquê de flores silvestres que ele presumivelmente escolheu, ou reclinado em um torso escarpado . Mesmo assim, ele permaneceu trajado em tons de verde oliva e silhuetas que lembram uniformes. A mensagem implícita ainda era difícil. Era apenas mais sobre amor duro.

As novas fotos da Sibéria seguem essa tradição. Se eles não são exatamente sutis - na verdade, a criação de imagens é tão óbvia que inspirou uma boa parte do ridículo e dos memes nas redes sociais - também é verdade que, quando se trata de Putin, a sutileza nunca fez parte do ... bem, imagem.