Vítima do AirAsia QZ8501 com colete salva-vidas levanta novas questões sobre os últimos momentos do avião

Um piloto que trabalha para um porta-aviões do Golfo disse que o colete salva-vidas indicava que a causa do acidente não foi uma 'falha catastrófica'.

AirAsia Flight 8501, AirAsia, AirAsia 8501, Air Asia 850, avião AirAsia, acidente AirAsia, acidente Air Asia, AirAsia Indonesia, AirAsia Singapore, AirAsia MalaysiaUm membro da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (BASARNAS) mostra um mapa da área de busca na tela durante um briefing antes de uma operação de busca e resgate do vôo desaparecido da AirAsia QZ8501. (Fonte: foto AP)

Um corpo recuperado na quarta-feira do acidente com o avião da AirAsia estava vestindo um colete salva-vidas, disse uma autoridade indonésia de busca e resgate, levantando novas questões sobre como o desastre se desenrolou.

As equipes de resgate acreditam ter encontrado o avião no fundo do oceano perto de Bornéu, depois que o sonar detectou um objeto grande e escuro sob as águas perto de onde destroços e corpos foram encontrados na superfície.

Navios e aviões vasculhavam o mar de Java em busca do voo QZ8501 desde domingo, quando perdeu contato durante o mau tempo, cerca de 40 minutos em seu voo da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.

Parentes de passageiros do vôo 8501 da AirAsia oram no Aeroporto Internacional de Juanda em Surabaya, Java Oriental, Indonésia, quarta-feira. (Fonte: foto AP)Parentes de passageiros do vôo 8501 da AirAsia oram no Aeroporto Internacional de Juanda em Surabaya, Java Oriental, Indonésia, quarta-feira. (Fonte: foto AP)

Sete corpos foram recuperados do mar, alguns totalmente vestidos, o que pode indicar que o Airbus A320-200 estava intacto quando atingiu a água. Isso apoiaria a teoria de que sofreu um estol aerodinâmico.

O fato de uma pessoa colocar um colete salva-vidas sugere que as pessoas a bordo tiveram tempo antes de a aeronave atingir a água ou antes de afundar.

E ainda assim os pilotos não emitiram um sinal de socorro. O avião desapareceu depois de pedir permissão para voar mais alto para evitar o mau tempo.

Esta manhã, recuperamos um total de quatro corpos e um deles estava usando um colete salva-vidas, disse à Reuters Tatang Zaenudin, funcionário da agência de busca e resgate.

Ele se recusou a especular sobre o que a descoberta pode significar.

Um piloto que trabalha para um porta-aviões do Golfo disse que o colete salva-vidas indica que a causa do acidente não foi uma falha catastrófica. Em vez disso, o avião poderia ter estolado e depois caído, possivelmente porque seus instrumentos congelaram e deram aos pilotos leituras imprecisas.

Houve tempo. Significa que a coisa não caiu do céu, disse o piloto, que não quis ser identificado.

Ele disse que pode levar um minuto para um avião descer de 30.000 pés e os pilotos podem ter tido visão de túnel ... sobrecarregados demais para enviar um pedido de socorro.

A primeira linha de pensamento quando você entra em uma situação como essa é pilotar a aeronave.

A maioria dos que estavam a bordo eram indonésios. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

Hernanto, chefe da agência de busca e resgate em Surabaya, disse que as equipes de resgate acreditaram ter encontrado o avião no fundo do mar com uma varredura de sonar em águas de 30-50 metros (100-165 pés) de profundidade. Os dados de voo da caixa preta e o gravador de voz da cabine ainda não foram encontrados.

As autoridades em Surabaya estavam se preparando para receber e identificar os corpos, incluindo 130 ambulâncias para levar as vítimas a um hospital policial e coleta de DNA de parentes.

Estamos rezando para que seja o avião para que a evacuação seja feita rapidamente, disse Hernanto.

Ventos fortes e ondas dificultaram a busca e com visibilidade inferior a um quilômetro (meia milha), a operação aérea foi cancelada à tarde.

Estamos todos de prontidão, Dwi Putranto, chefiando o esforço de busca da força aérea em Pangalan Bun, em Bornéu, disse à Reuters.

Se quisermos evacuar corpos da água, é muito difícil. As ondas são enormes e está chovendo.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse que sua prioridade era recuperar os corpos.
Parentes, muitos dos quais desmaiaram de tristeza quando viram as primeiras imagens sombrias na televisão confirmando seus temores na terça-feira, fizeram orações em um centro de crise no aeroporto de Surabaya.