8 mortos, dezenas de feridos enquanto terremoto na Indonésia sacode East Java

Este foi o segundo desastre mortal a atingir a Indonésia nesta semana, depois que o ciclone tropical Seroja causou uma forte chuva no domingo que matou pelo menos 174 pessoas e deixou 48 desaparecidas na província de Nusa Tenggara Oriental.

Terremoto na Indonésia hojeSoldados indonésios ajudam a limpar os escombros em uma casa danificada por um terremoto em Malang, Java Oriental, Indonésia, domingo, 11 de abril de 2021. (AP Photo / Hendra Permana)

Um forte terremoto na ilha principal da Indonésia, Java, matou oito pessoas, incluindo uma mulher cuja motocicleta foi atingida por pedras caindo, e danificou mais de 1.300 prédios, disseram autoridades no domingo. Não desencadeou um tsunami.

O U.S. Geological Survey disse que o terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa sul da ilha às 14h00 Sábado.

Ele foi centralizado 45 quilômetros (28 milhas) ao sul da cidade de Sumberpucung no distrito de Malang, na província de Java Oriental, a uma profundidade de 82 quilômetros (51 milhas).

Rahmat Triyono, chefe do centro de terremotos e tsunamis da Indonésia, disse que o tremor submarino não tem potencial para causar um tsunami.

Ainda assim, ele pediu às pessoas que fiquem longe de encostas de solo ou rochas que possam causar deslizamentos de terra.

Terremoto na Indonésia hojeUma mulher examina uma parte de sua casa danificada por um terremoto em Malang, Java Oriental, Indonésia, sábado, 10 de abril de 2021. (AP Photo / Hendra Permana)

Algumas vítimas foram soterradas por deslizamentos de terra ou lava solidificada de uma erupção vulcânica em novembro, enquanto outras foram varridas por enchentes. Milhares de casas danificadas.

O terremoto de sábado causou a queda de pedras e matou uma mulher em uma motocicleta e feriu gravemente seu marido no distrito de Lumajang, em Java Oriental, disse Raditya Jati, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.

Ele disse que cerca de 1.189 casas e 150 instalações públicas, incluindo escolas, hospitais e escritórios do governo, foram danificados.

As equipes de resgate recuperaram quatro corpos dos escombros na aldeia Kali Uling de Lumajang. Três pessoas também foram confirmadas como mortas pelo terremoto no distrito de Malang.

Reportagens de televisão mostraram pessoas correndo em pânico de shoppings e edifícios em várias cidades da província de Java Oriental.

A Indonésia, um vasto arquipélago de 270 milhões de habitantes, é freqüentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis por causa de sua localização no ‘Anel de Fogo’, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

Em janeiro, um terremoto de magnitude 6,2 matou pelo menos 105 pessoas e feriu quase 6.500, enquanto mais de 92.000 ficaram desabrigadas, após atingir os distritos de Mamuju e Majene, na província de Sulawesi Ocidental.