20 anos após o 11 de setembro: as três horas que mudaram os EUA para sempre

Cenas de caos foram transmitidas em telas de TV em todo o mundo quando dois dos aviões sequestrados colidiram com as torres gêmeas do World Trade Center na cidade de Nova York, outro atingiu o lado oeste do prédio do Pentágono em Washington DC, enquanto o quarto caiu em um campo na Pensilvânia.

Quase 3.000 pessoas foram mortas e inúmeras outras feridas no ataque terrorista, que transformou para sempre os Estados Unidos, deixando-os com cicatrizes profundas e indeléveis, e provocou um reajuste drástico de sua política externa e interna. (Arquivo)

Na manhã de 11 de setembro de 2001, quase exatamente duas décadas atrás, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais com destino à Califórnia com a intenção de atingir alguns dos edifícios mais icônicos dos Estados Unidos. Nas horas que se seguiram, cenas de caos e devastação foram transmitidas nas telas de televisão em todo o mundo quando dois dos aviões sequestrados colidiram com as torres gêmeas do World Trade Center na cidade de Nova York, outro atingiu o lado oeste do prédio do Pentágono em Washington DC, enquanto o quarto caiu em um campo na Pensilvânia.

Quase 3.000 pessoas foram mortas e inúmeras outras feridas no ataque terrorista, que transformou para sempre os Estados Unidos, deixando-os com cicatrizes profundas e indeléveis, e provocou um reajuste drástico de sua política externa e interna. Mais notavelmente, o evento desencadeou o rápido deslocamento das forças dos EUA para o Afeganistão, marcando o início da guerra mais longa do país.

Aqui está uma linha do tempo de como os ataques terroristas de 11 de setembro se desenrolaram

7h59: O voo 11 da American Airlines com destino a Los Angeles, transportando 81 passageiros e 11 tripulantes, parte do Aeroporto Internacional Logan de Boston. Cinco sequestradores também estavam a bordo.

8h14: O vôo 175 da United Airlines, com 56 passageiros e 9 tripulantes a bordo, decola do Aeroporto Internacional Logan. Este avião também estava indo para Los Angeles e estava carregando cinco sequestradores.

8h19: Membros da tripulação a bordo do vôo 11 alertam o pessoal de terra que um sequestro estava ocorrendo. Momentos antes, um passageiro chamado Daniel Lewin foi esfaqueado por um sequestrador que estava sentado atrás dele.

8h20: O vôo 77 da American Airlines, com destino ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, decola do Aeroporto Internacional Washington Dulles.

8h42: O vôo 93 da United Airlines com destino a São Francisco decola em Newark após um atraso. Sete tripulantes, 33 passageiros e quatro sequestradores estavam a bordo.

Na foto de arquivo desta quinta-feira, 13 de setembro de 2001, as equipes de resgate continuam sua busca enquanto a fumaça sobe dos escombros do World Trade Center em Nova York. (Foto AP)

8h46: O vôo 11 bate na face norte da Torre Norte do World Trade Centre. Todas as 92 pessoas a bordo morreram

8h50: O presidente George W. Bush é alertado sobre o acidente.

8: 50-8: 54: Voo 77 é sequestrado sobre o sul de Ohio

9h03: O vôo 175 bate na face sul da Torre Sul do World Trade Centre.

9:28: O vôo 93 é sequestrado em algum lugar no norte de Ohio.

9:37: O vôo 77 colide com o lado oeste do prédio do Pentágono, causando um incêndio violento.

9h45: A Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA fundamenta todos os voos. Todas as aeronaves são direcionadas para pousar no aeroporto mais próximo.

9:57: Os passageiros a bordo do vôo 93 se revoltam contra os sequestradores e tentam recuperar o controle do avião.

9h59: A Torre Sul do World Trade Center desaba, quase uma hora após o voo 175 fazer o impacto. Mais de 800 pessoas foram mortas.

10:03: O vôo 93 cai em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia, depois que passageiros e tripulantes invadem a cabine. Quarenta pessoas morreram no acidente. Mas os sequestradores sobreviveram.

Um aluno visita o Lago Sul do Memorial do 11 de setembro depois de visitar o Museu do Tributo ao 11 de setembro na cidade de Nova York, EUA, em 26 de agosto de 2021. (Reuters)

10:28: A Torre Norte do World Trade Center desaba, uma hora e 42 minutos depois que o avião colidiu com ela. Mais de 1.600 pessoas dentro e ao redor do prédio morreram no processo.

10h50: Cinco histórias do lado ocidental do colapso do Pentágono.

EUA comemoram 17º aniversário do ataque de 11 de setembroNesta foto de arquivo de 7 de junho de 2018, o site do World Trade Center é visto de um andar superior do 3 World Trade Center em Nova York. (Fonte: AP)

11h02: O prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, emite uma ordem para a evacuação de Lower Manhattan.

20:30: O presidente Bush se dirigiu à nação na Casa Branca e garantiu aos americanos que os responsáveis ​​por esses atos malignos serão identificados.